domingo, 2 de novembro de 2014

Desconstruindo virtudes: Ateísmo.

O significado da palavra ateísmo é num sentido geral a ausência da crença em entidades divinas. Proveniente do grego atheos que significa "Sem Deus". É um termo atribuído de maneira negativa as pessoas quando é apresentado para expor um ponto de vista que vai contra toda a rotina social da maioria das culturas religiosas pelo mundo. Desconstruir essa virtude social em mim tem sido mais difícil do que eu imaginava que fosse, aos poucos eu vou sentido meu desprendimento com relação a crença que eu fui ensinada durante anos que no meu caso em questão é o: catolicismo.
Durante o meu crescimento pessoal como ser humano eu tive a oportunidade de ver a abrangência de pensamentos que circulam alem do meu, e por uma curiosidade acabei vendo vários vídeos, lendo vários artigos, procurando livros que falassem sobre o assunto e na minha vivência diária fui tendo por base como a questão religiosa é um grande "mal" na sociedade. Quando você usa como exemplo algo que generaliza a sociedade e radicaliza qualquer tipo de diferença, você começa a ter um problema social muito grave onde as pessoas se utilizam da sua fé para descriminar como pessoal o seu semelhante. Nesse comentário em questão, eu não me refiro a um tipo especifico de pessoa que vá contra essa generalização do ensinamento religioso, mas eu tenho por ideia a descriminação com países como a África, que devido aos grandes índices de mortalidade, doenças e de guerras acaba sendo catalogado por algumas pessoas como "terra maldita", usa-se esse termo para se referir as religiões raízes da África, como o Candomblé, a Umbanda, dentre outros rituais religiosos que são realizados por povos nativos.
Tem sido cada vez mais doloroso me desprender desse vínculo social criado em volta de mim por conta da religião, hoje aos poucos eu vou me desprendendo dos vícios gramaticais como "Estou bem, graças a Deus", ou orais "Deus que abençoe, fica com Deus, Amém, que Deus acompanhe". É compreensível a mim que cada vez que eu deixo de usar um desses vícios, a alegria dos meus familiares diminui, pois para eles a união em Deus é uma base estável para a boa convivência (o que para mim, já não é necessário). Eu não sou ateu, costumo dizer que tenho um pensamento ateísta em construção, porque o desmembramento é demorado e eu quero aprender mais sobre o pensamento ateu, sobre o ponto de vista com relação a esses movimentos religiosos, já que em mim existe um preconceito com alguns tipos de religião, como o próprio catolicismo, a igreja evangélica e primeiro eu quero retirar de mim esse preconceito, estudando e conhecendo o lado estrutural desses ensinamentos (já que para mim os fiéis sofrem algum tipo de lavagem cerebral). Longe de mim incitar algum tipo de ódio ou rejeição a quem escolheu vivem sua vida em Deus, apenas acredito que eu tenho direito de me permitir conviver, conhecer e decidir qual a melhor maneira de direcionar meus conceitos.
Indiretamente já perdi contato com várias pessoas queridas por conta disso, as vezes me pego pensando se realmente vale o esforço, se vale o estudo e a dedicação em ser cada vez uma pessoa melhor sem precisar se encaixar nesse circulo vicioso de pessoas arrogantes e mesquinhas que não tem essa "compaixão" que tanto é falada nos versículos e parágrafos pelas bíblias afora. Gosto de ajudar as pessoas, conversar com alguém que se sente mal, partilho o que eu tenho, respeito o meu próximo, não faço nada que compactue com a derrota do outro e o mais importante que isso deveria ser motivo de seguimento fiel eu cuido da minha própria vida e não fico procurando motivos e razões dentre um ou outro para argumentar sobre a maneira que aquela pessoa vive a vida dela.
Queria apenas dizer que em mim cada vez é mais forte esse pensamento ateu e de certa maneira isso me conforta e trás um tipo de plenitude que eu nunca havia pensado em alcançar, me refiro a isso porque quando existe a extinção da cultura religiosa (no meu caso, em questão), consigo expandir meu pensamento tenho por base questões sociais, desigualdade, necessidade, amor, relatividade e mais um coletivo de pensamentos que vão de encontro a realidade e não em fundamentos místicos. Acredito que ninguém no mundo tem uma verdade absoluta e eu nem quero ter, quero ser flexível para pautar e discutir, discordar e revisar meus conceitos sobre todos os tipos de assunto, mas me desculpem os fieis, não existe coisa melhor do que acreditar em si mesmo, como base e referencia de "boas" atitudes, pois se, você é capaz de ser auto suficiente, também será capaz de evoluir sozinho o seu pensamento e expandir em coletivo uma maneira melhor de se conviver, uma maneira que abrange a todos e não somente aos seus selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ler, pensar. Mas vamos comentar.